terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aquele com Friends.


Sempre me pego assistindo reprises de Friends pela enésima vez. E olha que tenho a caixa com a quarta temporada. Aliás, a quarta temporada é a minha favorita, mais pela presença de atores ingleses ao longo da temporada do que por muitos dos episódios em si.


Posso considerar Friends como uma das melhores coisas já feitas para a TV (Seinfeld não conta, é obra-prima e por isso é Hours-Concours).


Eu estava observando o motivo de se ver tantas vezes um mesmo episódio. O forte de Friends, além de um bom texto calcado em bons diálogos, está na construção das situações envolvendo o porquê daqueles seis serem amigos. Gostamos deles por suas qualidades, por nos lembrarem do valor da amizade, isso é o que se sobressai na primeira olhada. Mas eles, os personagens, gostam um do outro apesar de seus defeitos. Sim, são os defeitos de cada personagem que exacerbados fazem o grande ponto forte da série.


Mõnica é um obsessiva-compulsiva, maníaca por organização e limpeza e extremamente controladora. Rachel é uma patricinha mimada, por vezes egoísta e que sabota os relacionamentos por não entender e compreender as necessidades do outro. Phoebe é uma espécie de hiponga maluca, sem senso de realidade e com uma queda por sexo pervertido. Ross, é um Doutor em Antropologia que sempre se acha o dono da verdade, mas paranóico em relação aos relacionamentos e que estragou a felicidade de um ou duas mulheres tentando fugir de seu masoquista interesse pela Rachel. Chandler, é um inconstante sarcástico, que usa o humor acido para compensar os traumas de seu passado. Joey, é um bobo alegre, meio misogino, que tem medo de relacionamentos. Com tudo isso eles se amam, e aqui na minha opinião está o ponto forte da serie, eles são amigos apesar das falhas justamente porque devemos lembrar que não devemos buscar corrigir nossos amigos, devemos aceitá-los como eles são, e sempre extender a mão, oferecer um ombro e estar sempre disponível para um abraço reconfortante. Essa é a magia de Friends.
Tanto que Joey se tornou o personagem mais popular da serie justamente por ser aquele que mais tentava manter os amigos unidos, em meu episódio favorito, quando vemos eles em seus aniversários de 30 anos, em todos os aniversários o ponto comum era justamente Joey reclamando com Deus por ver seus amigos envelhecerem. Mas Joey era o mais popular dentro da serie por ser o grande ponto de conexão, mas os executivos da TV (sempre eles, essa massa cujo salário alto é inversamente proporcional ao Q.I.) não entenderam isso e criaram um Spin-Off desnecessário e sem graça, tanto que não sobreviveu.

Nenhum comentário: