segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Prometeu Acorrenttado X Hamlet

Angústia pode ser lida como motivação principal das duas obras, não a toa que ambas estejam no centro das influências entre os românticos. Em Prometeu, podemos entender o seu ato de “roubo” do fogo como uma metáfora para aquisição de conhecimento e capacidade de discernir e por tabela o seu castigo eterno como o preço que pagamos quando realmente temos consciência que vivemos num cenário de idiotas. Sofrer, e sofrer eternamente é o resultado de ousarmos discernir que a realidade é cruel, que o mundo e a religião não nos dará alivio as nossas dores e que mais nada faz sentido. O que nos leva também a Hamlet, se esquecermos por um momento que o príncipe luta para vingar a morte do pai ante um tio usurpador, veremos que o próprio príncipe já divaga por entre as paredes do palácio, sofrendo ante uma crise existencial, que é o cerne do monologo lá do Ato 3, cena 1, o famoso “Ser ou não Ser”. Esse monologo em meu entender é sim fruto de uma alma atormentada com a falta de um lugar no mundo, de um deslocamento que é da natureza romântica. Reflexão, dramas de consciência, em ambos, Hamlet e Prometeu Acorrentado somos apresentados a sentimentos e pensamentos eternos e cada vez mais atuais. Vivemos um mundo em transição? Ou somos nós que em transição por esse mundo árido na verdade nos sentimos deslocados? Um observação é possível, em todos os momentos em Prometeu Acorrentado é oferecida a chance de uma saída, de uma escapatória ao flagelo, mas o herói orgulhosamente sempre a recusa, em Hamlet, o príncipe sempre surge entediado, aparentemente é um personagem em que a história não se move nele, ele dialoga com a plateia, mas ainda não acontece de fato, a reclamação ante o casamento do tio com a sua mãe, mais parece uma manifestação de ciúmes edipiana do que propriamente uma vergonha por ver um usurpador no trono, e se não fosse o fato dos outros personagens verem o fantasma de seu pai também, poderíamos até suspeitar tratar-se de algum tipo de alucinação, mas a maneira como ele se entrega a sua missão, revela mais um desejo de compensar uma dor por outra. A dor de Hamlet, é não saber seu lugar no mundo, seus amigos são falsos e sua vida é cinzenta, fria e sem um norte satisfatório. A vingança insana é melhor que a angústia, e a dor é melhor do que a sensação de não estar vivo. A razão de viver, ainda que pela dor, uma outra característica muito explorada pelo romantismo, para sentir-se vivo é necessário provar todas as sensações ao extremo, ainda que essa sensação seja a dor, física ou espiritual.

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